O cabelo é como uma moldura para o nosso rosto. Não é a toa que existem tantos remédios para curar a calvície tanto feminina quanto masculina. Pensando nisso, outros métodos foram desenvolvidos para combater esse problema, entre eles, está a micropigmentação capilar. Essa técnica consiste no escurecimento do couro cabeludo a fim de disfarçar a falta de cabelo em determinadas áreas. O resultado será a cobertura das imperfeições, de modo a aparentar ter mais cabelo.
É importante que esse procedimento seja realizado por profissionais especializados, pois se trata de um método de camuflagem semipermanente do couro cabeludo. Com certeza a última coisa que o cliente deseja é um procedimento que deu errado, e ter que submeter-se a uma técnica para corrigir um problema e acabar com falhas ainda piores.
Antes de iniciar a leitura desse artigo, que tal baixar esse Glossário do micropigmentador, com os termos mais usados em micropigmentação?
Como aplicar micropigmentação capilar em homens e mulheres
Na micropigmentação capilar é aplicado um pigmento produzido exatamente para essa finalidade no couro cabeludo. A aplicação deve ser feita delicadamente, utilizando microagulhas. A intenção é reproduzir na cabeça do cliente, um fio de cabelo em crescimento.
A micropigmentação capilar, assim como a micropigmentação de sobrancelhas, atinge apenas a camada mais superficial da pele. Por meio da aplicação do pigmento, simular o cabelo do cliente. Desse modo, pode-se fazer parecer que se tem mais cabelo do que a quantidade existente.
O profissional de micropigmentação capilar deverá avaliar a coloração do fio do cliente. Essa avaliação tem como objetivo auxiliar na decisão de qual pigmento deverá ser utilizado no couro cabeludo. É importante que essa análise seja bem feita, a fim de encontrar a tonalidade certa. Errar na cor do pigmento pode trazer resultados desastrosos para o cliente. Em vez de disfarçar o problema, pode-se destacar ainda mais.
O Guia Prático de Pigmentos 1.0 ajuda você a selecionar a cor exata e alcançar melhores resultados em seus procedimentos.
Após a escolha do tom certo de pigmento, o profissional deverá analisar a necessidade de cortar o cabelo a fim de realizar o método. O cliente deverá saber que a duração da técnica vai depender da quantidade de sessões realizadas.
Para definir a quantidade de sessões, deve-se levar em conta a intensidade de queda de cabelo do cliente. É preciso respeitar um intervalo de cerca de 20 dias entre uma aplicação e outra para garantir um melhor resultado.
A técnica pode ser realizada tanto em homens quanto mulheres. A diferença costuma ser apenas em relação à coloração do pigmento. Entretanto, o profissional de micropigmentação capilar deve considerar que os cabelos das mulheres costumam cair em padrões mais difusos que dos homens.
Quais as vantagens e desvantagens do procedimento
Como em todo tipo de procedimento, a micropigmentação capilar tem vantagens e desvantagens. Apresentamos algumas delas abaixo:
Vantagens
- Não se trata de uma técnica invasiva, o que significa que o processo atingirá o resultado esperado em menor tempo e não terá risco de infecções;
- A micropigmentação capilar é mais barata quando comparada com o procedimento de transplante capilar;
- A técnica pode ter duração maior se os devidos cuidados forem tomados. Esses cuidados devem ser indicados pelo profissional de micropigmentação. Serão necessários apenas alguns pequenos retoques para manter o resultado.
Desvantagens
- Para que o resultado fique o mais natural possível, somente deve-se desenhar fios curtos, a fim de recuperar pequenas falhas ou carecas. Por este motivo, as opções de penteados tornam-se limitadas, uma vez que não funciona como o transplante. Quem deseja fios longos deve, portanto, optar por outra técnica;
- Embora essa técnica crie a ilusão da presença de fios, eles não estarão lá de fato. O procedimento não é tridimensional, o que significa dizer que se alguém tocar no seu couro cabeludo, perceberá que não há fios na área em que a micropigmentação capilar foi aplicada.
Durabilidade da micropigmentação capilar
Apesar de ter boa durabilidade, essa técnica exige manutenção periódica para que os bons resultados sejam preservados. Também é necessário ressaltar que a durabilidade pode variar de acordo com a ação de agentes externos como a exposição ao sol e vento, o tipo de pele e idade do cliente. Por isso, também é importante que os cuidados pós-procedimento sejam tomados a fim de ampliar a durabilidade dos resultados finais.

Foto: Blog Madeixas.org
Tendo isso em mente, pode-se dizer que o procedimento tem duração de 2 a 5 anos sem que haja uma perda na coloração. Essa durabilidade pode ser reduzida em casos de clientes que sofram com a queda de cabelo intensa. Isso ocorre porque a perda progressiva dos fios acabará por evidenciar a presença dos pigmentos no couro cabeludo.
Quais as principais recomendações
A principal e mais severa recomendação é a de que você deve ter total conhecimento da técnica para aplicá-la com segurança e responsabilidade.
Saiba em que passo da sua carreira você se encontra, acessando o Quiz Micropigmentadora de Sucesso.
Por parte do cliente, devem ser respeitadas à risca as orientações específicas para o pós procedimento. Recomende que o seu cliente utilize shampoo neutro na área que recebeu a micropigmentação capilar e também aplique protetor solar. Isso irá proteger a cor do pigmento e fazer com que ela dure mais tempo.
➯ Ser um micropigmentador devidamente habilitado
Para atender homens ou mulheres, o profissional que está aplicando a técnica deve ter conhecimentos suficientes a fim de realizar o procedimento com exatidão. Dessa forma, ele garantirá resultados satisfatórios e duradouros.
É importante que o micropigmentador mantenha uma trilha de cursos profissionais, que o habilite aos segmentos da micropigmentação que deseja trabalhar. Isso também se aplica para a micropigmentação capilar. Clicando no link você pode saber mais sobre a formação do micropigmentador.
➯ Fazer a análise prévia do seu cliente
A ficha de anamnese é indispensável para verificar quem pode receber a micropigmentação capilar. Tenha um maior cuidado com clientes que tenham coloração de cabelo muito clara, como o branco, ruivo ou loiro. Por vezes, e conforme o caso, não é recomendável aplicar esta técnica.
➯ Orientar sobre os cuidados pós procedimento
A orientação é peça chave. O profissional deve instruir seus clientes sobre os cuidados pós procedimento. Lembre-se sempre que o resultado final é o cartão-postal do seu trabalho.
Fique atento! Um cliente insatisfeito não vai lhe recomendar, pelo contrário, ele vai fazer questão de rebaixar a sua imagem e promover a de outro profissional. Por isso, lembre-se sempre de explicar ao cliente quais produtos deverá usar após a micropigmentação capilar e como ele deve fazer para manter a durabilidade do procedimento por mais tempo.
Costumo sempre falar que o conhecimento é sem dúvida a melhor coisa para o sucesso da sua carreira. Independente do tipo de micropigmentação que o profissional estiver aplicando, é imprescindível que ele tenha além do domínio da técnica, o conhecimento base sobre cores, pigmentos e tonalidades. Isso significa saber analisar tanto tons de pele e fototipos, bem como os pigmentos que podem ser aplicados a elas. O SILAM possui o Curso Online de Pigmentologia Aplicada, que vai te ajudar a obter todo o conhecimento que você precisa!
Para saber mais sobre micropigmentação capilar e as novidades do mundo da micropigmentação, fique de olho no Site do SILAM e nos acompanhe também em nossas Redes Sociais, Instagram e Facebook.