Blog Silam

Micropigmentação, inovação e conhecimento.

A internet surgiu para facilitar nossa vida de diversas maneiras. Mas o rápido acesso às informações também pode ser prejudicial se não soubermos usá-lo corretamente. Ao pesquisar sobre a micropigmentação, muitos profissionais acabam caindo em informações erradas. Por isso, apresento aqui alguns mitos e verdades sobre micropigmentação.

O SILAM é contatado com frequência por profissionais, por meio de nossas redes sociais, com questionamentos acerca de conhecimentos envolvidos na profissão. Acredito que esclarecer o que são mitos e verdades sobre pigmentação é fundamental para auxiliar a informar aqueles que já trabalham na área e também os que desejam ingressar.

Mitos e verdades sobre micropigmentação

 

Importância da segurança da informação

Nem tudo que está na internet é verdade. É ótimo usarmos o Google, fóruns e redes sociais para buscarmos informações, mas confirme sempre sobre a segurança desse conteúdo.

Se você deseja obter informações acerca da micropigmentação, não se limite a confiar no primeiro site que encontrar. Busque sempre fontes confiáveis e cursos profissionalizantes, pois isso é importante para sua credibilidade.

 

Mitos e verdades sobre micropigmentação

Listei aqui uma série de mitos e verdades sobre micropigmentação. A lista apresentada tem como base as principais dúvidas dos clientes. O micropigmentador deve saber essas respostas na ponta da língua para não passar informações erradas.

 

Os mitos mais falados

 

Mitos e verdades sobre micropigmentação“A micropigmentação é uma técnica definitiva”

A micropigmentação atinge apenas a camada mais superficial da pele, sendo uma técnica temporária. Após um tempo, é necessário retocar, pois o pigmento sofrerá um clareamento gradativo.

 

Mitos e verdades sobre micropigmentação

“Quem tem pelos muito claros, em tons de ruivo ou loiro, não deve fazer micropigmentação”

Clientes loiros e ruivos podem sim fazer micropigmentação. Utilizando-se do conhecimento sobre colorimetria, o profissional é capaz de escolher o pigmento ideal para colher bons resultados.

 

Mitos e verdades sobre micropigmentação

Não é possível desfazer a micropigmentação”

Em caso de clientes que não estejam satisfeitos, é possível fazer a despigmentação de sobrancelhas para que o procedimento seja realizado novamente, caso esse seja o desejo do cliente.

 

Mitos e verdades sobre micropigmentação

“Micropigmentação e tatuagem são a mesma coisa”

No SILAM temos um post especialmente dedicado para explicar a diferença entre tatuagem e micropigmentação. Como principal diferença, a tatuagem é um procedimento definitivo, ao contrário da micropigmentação.

 

E o oscar de maior mito vai para…

mitos e verdades sobre micropigmentaçãoQuando falamos em mitos e verdades sobre micropigmentação, o maior mito existente é de que “qualquer pessoa pode fazer micropigmentação”. Há uma série de fatores que devem ser levados em consideração pelo profissional para avaliar se o cliente é apto a submeter-se ao procedimento.

Faz parte do trabalho do micropigmentador ter conhecimento acerca das diferentes técnicas e das condições de saúde do cliente e, por isso, a ficha de anamnese é essencial. Deve ser preenchida fielmente com informações verdadeiras que auxiliem na avaliação do cliente. Lembre-se que o resultado do seu trabalho é o que garantirá novos clientes.

ficha de anamnese micropigmentação

 

Verdades mais que certas

Falamos um pouco acerca dos mitos, e agora veremos algumas verdades relacionadas à área de micropigmentação.

 

mitos e verdades sobre micropigmentação“O resultado do procedimento pode variar de acordo com cada pessoa”

O resultado pode de fato variar de acordo com fatores como o formato do rosto, a musculatura e o formato natural da sobrancelha da cliente. Por isso, o profissional deve orientar seus clientes sobre o melhor formato de acordo com a análise realizada.

 

mitos e verdades sobre micropigmentação

“A idade mínima para o procedimento é de 18 anos”

Por tratar-se de um procedimento estético invasivo realizado com agulhas, a idade mínima para sua realização é de 18 anos.

 

mitos e verdades sobre micropigmentação

“Homens e mulheres podem fazer a micropigmentação”

Embora a técnica seja fortemente conectada ao universo da beleza feminina, os homens também podem se beneficiar da micropigmentação. Seus resultados garantem harmonização do rosto e consequente rejuvenescimento.

 

mitos e verdades sobre micropigmentação

“Mesmo após o procedimento é necessário manter um design”

Isso ocorre porque os pelos continuarão a crescer mesmo após a realização da micropigmentação. Por isso, a limpeza da sobrancelha deve continuar sendo feita de acordo com o ritmo de crescimento dos pelos.

 

Se você gostou de saber os mitos e verdades sobre micropigmentação, acompanhe o SILAM nas redes sociais como Facebook e Instagram para manter-se sempre atualizado sobre o mundo da micropigmentação.

 

Bons estudos,

André dos Santos.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

André dos Santos

Fundador do SILAM (Simpósio de Integração Latino Americano de Micropigmentação)